
J. Cole não escondeu a admiração por Kanye West e explicou como o artista influenciou profundamente sua abordagem musical.
Durante o primeiro episódio de seu novo podcast, “Inevitable”, o rapper falou sobre sua evolução como artista e ressaltou como Kanye foi uma peça-chave nesse processo.
“Eu era um rapper de batalha agressivo, repleto de rimas, e também era um contador de histórias, como em ‘The Storm’ – cenários completamente inventados. Eu tinha isso, mas minha vida na verdade era bem normal,” disse Cole.
Entretanto, ele revelou que sentia dificuldade em transformar sua vivência comum em algo que ressoasse com o público.
“Eu não vendia drogas, e a vida dos meus rappers preferidos não tinha nada a ver com a minha. Não era nada como a vida do Jay-Z, nem como a vida do Pac parecia ser. Não tinha nada de gangsta nela. Eu não sabia como falar sobre a minha vida de um jeito que as pessoas se conectassem. E então, o Kanye West apareceu.”
A admiração de J. Cole por Kanye surgiu no verão de 2003, quando o rapper lançou o clipe de “Through the Wire”. “Antes de eu ir pra faculdade, o clipe de ‘Through the Wire’ saiu – e esse som mudou minha vida,” disse o rapper.
Além disso, Cole destacou como Kanye o fez enxergar novas possibilidades na música.
“Eu virei um grande fã do Kanye. O Kanye foi a primeira pessoa em quem eu me reconheci. Ele simplesmente mostrou que era possível falar sobre sua vida ou sua perspectiva normal de um jeito que fosse atraente.”
Por isso, Kanye virou uma referência para ele. “Esse cara virou meu artista favorito na época. Ele meio que abriu minha mente,” concluiu.
J. Cole on how Kanye’s music changed his life & helped influence his rapping 👀
“My life was hella regular… It was nothing like my favorite rappers, I didn’t know how to talk about MY life. And then, f***ing Kanye West happened.”
“The ‘Through The Wire’ video dropped and that… pic.twitter.com/ptFyZzUKyy
— NFR Podcast (@nfr_podcast) November 19, 2024